Social Icons

facebook rss feedemail

Pages

28 janeiro 2014

Você sabe como é feita a margarina?

Nossa meninas, tem muitas coisas que agente come e nem sabe como é feito não é mesmo?
E olha que se agente soubesse, acho que nem todo mundo comeria...rsrs

Hoje vou falar da margarina.





A margarina é de origem vegetal, diferente da manteiga que é de origem animal. 

Para se preparar a margarina, começa com um processo químico, que chama hidrogenação, que é o acréscimo de hidrogênio ao óleo vegetal, matéria-prima usada na fabricação da margarina. De óleo ele passa a ser gordura, como ponto de fusão em temperatura mais alta e com maior estabilidade no processo de oxidação.

A partir da hidrogenação os óleos se solidificam, dando origem à gordura hidrogenada que é a base da margarina.

Nesse processo de hidrogenação é justamente aonde formam os isômeros trans dos ácidos saturados, a famosa gordura trans, responsável por reduzir o bom colesterol (HDL) e aumentar o mau colesterol (LDL).

Vocês sabiam que o nosso organismo reconhece a gordura hidrogenada da margarina como uma gordura estranha?

Após a hidrogenação, branqueadores modificam a cor acinzentada e retiram o odor desagradável que fica na gordura. Ao produto são adicionados pelo menos sete aditivos químicos sintéticos entre corantes, aromatizantes, espessantes e vitaminas A sintéticas. A margarina vai então para os mercados com o rótulo de “alimento saudável”.

O problema é que a indústria alimentícia, descobriu utilizar como base a gordura hidrogenada, é a forma de baixar o custo industrial, e olha que isso não é recente, vem desde o final do século XIX com a grave crise econômica na França.

O problema é que com as economias das indústria, o custo de nossa saúde sai bem alto. 

Um comentário:

  1. Mesmo assim a margarina ainda é uma alternativa mais saudável que a manteiga de leite como muitos duvidam, e para aqueles que sentem antipatia pelo fato da mesma ser uma "gordura" existem margarinas que são feitas pelo processo de transesterificação (um exemplo é a Becel) que são opções mais saudáveis, mas geralmente são mais custosas, as informações sobre a margarina (se ela é feita por hidrogenação ou transesterificação) estão na embalagem!

    ResponderExcluir

Veja