Social Icons

facebook rss feedemail

Pages

13 outubro 2013

Saiba os benefícios do Sol


Nossa meninas, é incrível com um dia de sol e calor me motiva ainda mais!!




Mas vocês já pararam pra pensar por que o sol nos deixa assim??

Isso tem uma explicação científica. Quando nos expomos ao sol, o corpo produz endorfina, que é uma substância natural produzida pelo cérebro que regula a emoção e a percepção da dor, ajudando a relaxar e gerando bem estar e prazer. A endorfina é considerada um analgésico natural, reduzindo o estresse e a ansiedade, aliviando as tensões e sendo até recomendado no tratamento de depressões leves.

Além de produzir também a vitamina D que está presente na multiplicação de certos tipos de célula, na liberação de hormônios, na absorção de nutrientes e na manutenção do ritmo dos batimentos cardíacos. Não adianta só tomar a vitamina D, é preciso se expor ao sol para que seja metabolizada através da pele.

O mais conhecido benefício da vitamina D é na absorção do cálcio pelos ossos no processo de construção a partir das células chamadas de Osteoblastos que sintetizam a parte orgânica da matriz óssea.

Além de muitas pesquisas que comprovam a relação benéfica da vitamina D na prevenção de diversos tipos de câncer, como os de mama, próstata, pulmão e intestino e ainda pode prevenir o diabetes tipo 2. A incidência dessas doenças chega a ser 50% inferior em regiões ensolaradas.

Com o alerta ao câncer de pele com a exposição errada ao sol, acabamos nos acostumando a não sair de casa sem o protetor, quando na verdade, precisamos sim se expor ao sol sem protetor, independente do horário, por alguns minutos. Basta expor os braços ou as pernas ao sol, duas vezes por semana, por períodos de cinco a trinta minutos, dependendo do tipo de pele de cada um.

Para quem quer um bronzeado seguro pode ficar mais horas desde que use o protetor solar adequado ao tipo e cor de pele.

As pessoas com pele mais claras devem usar fator de proteção 30. Os negros têm uma proteção natural, a melanina que dá cor à pele, dificultando a absorção da radiação solar e por isso podem e devem se expor mais ao sol com fator de proteção menor para estimular a vitamina D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja